Domínio total de Kalle Rovanpera e da Toyota no segundo dia do Rali das Canárias
No domingo, disputam-se os derradeiros 60 quilómetros cronometrados
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O piloto finlandês Kalle Rovanpera (Toyota Yaris) alargou no sábado a vantagem no Rali das Canárias, quarta ronda do campeonato do mundo (WRC), depois de vencer seis das sete especiais previstas para este segundo de três dias de competição.
Rovanpera chegou ao final de sábado com o tempo de 2:22.17,3 horas, deixando na segunda posição o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), a 45,2 segundos, com o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) em terceiro, já a 1.08,1 minutos.
Evans foi mesmo o único a conseguir bater Rovanpera na superespecial que encerrou o dia de sábado. Mas, mesmo aí, o finlandês, campeão mundial em 2022 e 2023, cedeu apenas 0,6 segundos para o companheiro de equipa da Toyota.
A marca japonesa teve quase sempre cinco carros nos cinco primeiros lugares, até que o finlandês Sami Pajari (Toyota Yaris), campeão mundial de WRC2 em 2024, deu um toque num rail de proteção e abandonou, no penúltimo troço.
A superespecial deste sábado foi mesmo o primeiro troço que Rovanperä concedeu nesta prova disputada nas Ilhas Canárias (Espanha), a primeira de asfalto desta temporada.
“Está a correr realmente bem. Fizemos algumas alterações ao carro para a secção da tarde e senti-me mais confortável do que de manhã”, explicou.
O piloto de 24 anos aponta, agora, aos 10 pontos de bónus para o mais rápido no dia de domingo.
“Preciso dos pontos [para o campeonato], pelo que espero ter o mesmo ritmo amanhã (domingo)”, frisou.
O francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20) é o melhor dos outros, surgindo apenas na quinta posição, atrás do japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris), mas já a 2.09,6 minutos do líder.
Ainda assim, está a fazer melhor do que os seus companheiros de equipa, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), campeão em título, e o estónio Ott Tänak (Hyundai i20), campeão em 2019).
Ambos comprometeram as prestações com uma afinação errada do diferencial, que tem prejudicado o andamento, cedendo já mais de dois minutos para Rovanperä.
No domingo, disputam-se os derradeiros 60 quilómetros cronometrados, divididos por cinco especiais, incluindo a power stage, que dá 15 pontos extra a dividir pelos cinco mais rápidos (cinco pontos para o melhor, quatro para o segundo e assim sucessivamente).