Dois Clássicos de nível europeu para "decidir" a primeira fase do campeonato
FC Porto recebe esta quarta-feira (20h30) o Benfica, que segunda-feira defronta o Sporting na Luz, decidindo-se muito da primeira fase do campeonato
Corpo do artigo
A primeira fase do Campeonato Placard só termina a 1 de março do próximo ano, mas entre hoje e a próxima segunda-feira vão definir-se melhor os três primeiros lugares, com confrontos entre os três clubes que têm dominado. Esta noite o FC Porto recebe o Benfica (20h30, Porto Canal), a abrir a próxima semana os encarnados recebem o líder Sporting (20h00, BTV). O ritmo que todos têm evoluído nas competições europeias dá alguma imprevisibilidade aos clássicos.
O Benfica não ganha na casa dos portistas desde maio de 2019 - 31-34 na última jornada do campeonato, já a equipa de Magnus Andersson tinha festejado o título - e perdeu em casa o confronto da primeira volta (24-27), o que dá favoritismo aos azuis e brancos, mas a equipa encarnada saiu melhor da primeira fase de grupos da Liga Europeia (apurada com apenas uma derrota) e não tem a lista de lesionados dos dragões. “Temos uma boa série de resultados - tirando a derrota em Limoges - e penso que este vai ser um jogo completamente diferente dos anteriores”, diz Jota González, treinador do Benfica.
No Dragão, o pivô Daymaro Salina admite que esta partida será diferente da da primeira volta. “O primeiro duelo no campeonato foi logo no início e tem de haver diferenças, porque passaram muitos jogos. Vão estar mais bem preparados”, avisou o internacional português de 37 anos, sabendo que o rival está mais forte: “O Benfica é um dos três candidatos ao título. Tem feito um bom campeonato, só tem derrotas contra nós e o Sporting, nas competições europeias tem estado bem, por isso esperamos um adversário forte e bem preparado.”
Se Salina conta com “o público a gritar e a colocar pressão no adversário”, o técnico encarnado também reconhece que “jogar fora complica a nossa tarefa”. Na próxima segunda-feira será o Benfica a jogar em casa, com o invicto Sporting, sabendo ser quem arrisca mais nesta fase. Se o FC Porto só perdeu um encontro (com os leões), as águias têm duas derrotas e podem ver os dois primeiros a fugir de vez nesta fase.
Há 67% de vitórias internacionais
O Sporting ainda joga amanhã em Berlim, com o Fuchse, antes da pausa na Champions, mas FC Porto e Benfica já encerraram a primeira fase de grupos da Liga Europeia e só regressam a 11 de fevereiro, para o Main Round. Os portistas com Melsungen, Kiel e Vojvodina, os encarnados com Limoges, Bidasoa e Ystads. A época europeia está a ser histórica e as três equipas portuguesas levam 14 vitórias em 21 jogos (66,7%), com destaque para os seis triunfos dos leões, segundos na Liga dos Campeões.