
epa09258773 Novak Djokovic of Serbia reacts after winning his quarter final match against Matteo Berrettini of Italy at the French Open tennis tournament at Roland Garros in Paris, France, 09 June 2021. EPA/YOAN VALAT
EPA
Entre os jogadores portugueses, Pedro Sousa mantém-se como número um nacional, ao figurar no 108.º lugar na hierarquia mundial, tendo subido quatro lugares, ao passo que João Sousa ascendeu cinco posições e ocupa esta semana o 109.º posto
O tenista sérvio Novak Djokovic consolidou esta segunda-feira a liderança da hierarquia ATP, após a conquista de Roland Garros, numa final disputada com o grego Stefanos Tsitsipas, que subiu ao quarto lugar, o melhor "ranking" da carreira.
Depois de ver o russo e número dois mundial Daniil Medvedev, o único que podia ameaçar o seu domínio na tabela ATP, ficar pelos quartos de final, o tenista de Belgrado despachou nas meias-finais o espanhol Rafael Nadal, 13 vezes campeão na terra batida parisiense, e superou no derradeiro teste Tsitsipas para se tornar bicampeão do segundo "major" da temporada.
Além de ter conquistado o 19.º major, tornando-se ainda no único jogador na era Open a vencer, pelo menos duas vezes, os quatro torneios do Grand Slam, Djokovic, de 34 anos, cimentou o estatuto de número um mundial, em vésperas de arrancar Wimbledon.
Já o jovem helénico, de 22 anos, que disputou a primeira final de um torneio do Grand Slam no pó de tijolo francês, apesar da derrota em cinco partidas - após ter alcançado uma vantagem de dois sets a zero -, ascendeu ao quarto lugar do ranking mundial, empurrando o austríaco Dominic Thiem para o quinto lugar.
No top 10 houve mais uma alteração, com o regresso do espanhol Roberto Bautista-Agut ao 10.º posto, por troca com o argentino Diego Schwartzman, que desceu à 11.ª posição.
Entre os jogadores portugueses, Pedro Sousa mantém-se como número um nacional, ao figurar no 108.º lugar na hierarquia mundial, tendo subido quatro lugares, ao passo que João Sousa ascendeu cinco posições e ocupa esta semana o 109.º posto.
Frederico Silva desceu à 173.ª posição e João Domingues caiu 14 lugares, figurando no 241.º posto, nove degraus à frente de Gastão Elias (250.º ATP). Nuno Borges é 268.º colocado, atingindo a sua melhor classificação no "ranking" mundial.
Apesar de o major francês ter terminado no fim no fim de semana, após a coroação da campeã checa Barbora Krejcikova, que atingiu hoje a sua melhor classificação de sempre, ao ocupar a 18.ª posição, o "top 10" da hierarquia WTA não sofreu qualquer alteração.
A australiana Ashleigh Barty, derrotada na segunda ronda em Paris, mantém-se no comando da classificação, seguida da japonesa Naomi Osaka, que desistiu de Roland Garros após vencer o primeiro encontro, e da romena Simona Halep, que este ano não marcou presença no torneio, devido a lesão.
