Rafa Bessa é a grande novidade de Portugal para Europeu de hóquei em patins
Corpo do artigo
Rafa Bessa, do Sporting, é a grande novidade nos convocados do selecionador Paulo Freitas, anunciados esta segunda-feira, para a participação de Portugal no Europeu de hóquei em patins, a realizar de 1 a 6 de setembro, em Paredes.
O avançado de 24 anos, natural da Sobreira, integra pela primeira vez os trabalhos da seleção nacional, numa lista que apresenta cinco alterações em relação ao último Mundial, disputado em 2024, em Itália.
Além de Rafa Bessa, também Guga (Valongo), Miguel Rocha (Óquei de Barcelos), Alvarinho (Hockey Trissino) e Luís Querido (Óquei de Barcelos) são novidades.
Completam o lote os já habituais Xano Edo (Oliveirense), Hélder Nunes (FC Porto), Gonçalo Alves (FC Porto), Zé Miranda (Benfica) e Rafa (FC Porto).
Vieirinha (Óquei de Barcelos), Gonçalo Pinto (Benfica) e António Marante (Tomar) vão integrar o estágio no Luso, em 4 de agosto, funcionando como reserva a eventuais baixas nos eleitos.
Na apresentação, realizada em Paredes, Paulo Freitas afirmou que, “depois das palavras do presidente [Luís Sénica], só há um rumo, que é ganhar”.
O selecionador referiu que vê quatro favoritos à conquista do título, Espanha, Portugal, Itália e França, sem os colocar por ordem.
As escolhas, garantiu, foram feitas com base em dois critérios essenciais: a adequação à sua ideia de jogo e a meritocracia.
“O único impedimento era o [Ângelo] Girão [guarda-redes do Sporting]. A partir daqui, são opções minhas. Analisando todos os equilíbrios que uma equipa deve ter, resultou nesta minha escolha”, explicou.
Prestes a deixar o cargo após o Europeu, Freitas reforçou a importância da união.
“Vamos viver quase como num ‘Big Brother’, muito tempo juntos. O objetivo é criar uma família forte”, referiu, advertindo que “vontade só não chega” e que “cada um tem de trazer a sua melhor versão”.
Portugal volta a jogar em casa, em Paredes, que acolhe o Europeu pela terceira vez, com o apoio dos adeptos como trunfo.
“Também somos candidatos, capitalizando o facto de jogarmos em casa, mas temos de trabalhar muito”, destacou.
A seleção das quinas é a mais titulada da história do Europeu, com 21 conquistas, mais duas do que a tricampeã Espanha. A Inglaterra completa o pódio histórico, com 12 títulos.
Depois das frustrações de 2012 e 2021, ambas em Paredes, Portugal tenta regressar aos títulos, algo que não acontece desde 2016.
A concentração da seleção está marcada para 4 de agosto, no Luso, seguindo para Paredes a 26.
Convocados de Portugal para o Euro'2025:
- Guarda-redes: Xano Edo (Oliveirense) e Guga (Valongo).
- Defesa/Médio: Hélder Nunes (FC Porto), Gonçalo Alves (FC Porto), Zé Miranda (Benfica) e Luís Querido (Óquei de Barcelos).
- Avançados: Rafa Bessa (Sporting), Rafa (FC Porto), Miguel Rocha (Óquei de Barcelos) e Alvarinho (Hockey Trissino).