Portugal decide esta quarta-feira, contra a Estónia, a continuidade no EuroBasket’2025
Corpo do artigo
Após mais de quatro minutos em branco, Portugal volta a marcar e aproxima-se com jogada 2+1 de Rafael Lisboa (21-19).
Neemias Queta empata a partida e o selecionador estónio pára o encontro (21-21).
À entrada para a última jornada, já há 12 seleções garantidas no top-16 do Europeu. Ontem, Israel, rival de Portugal na qualificação, juntou-se ao lote, tal como a Eslovénia, que, após a vitória sobre a Islândia, com 27 pontos de Luka Doncic, ainda ajudou a apurar da França antes desta entrar em campo. Os gauleses, mesmo desprovidos de Alex Sarr, devido a lesão, para o que resta do Europeu, retiraram a invencibilidade à anfitriã Polónia, que já estava qualificada. Campeã em título, a Espanha corre riscos após a derrota com a Itália, tendo um confronto decisivo com a Grécia.
Estão jogados os primeiros dez minutos na Arena de Riga. Estónia e Portugal estão empatados a 14.
Reentrada em falso de Portugal e desconto de tempo pedido por Mário Gomes (21-14).
Mais um parcial para se jogar. Posse de bola para a Estónia.
Com o EuroBasket a decorrer há uma semana, a Seleção Nacional chega à última jornada da fase de grupos com hipóteses de apuramento para os “oitavos”, como se antevia que conseguisse o arranque vitorioso contra a Chéquia.
Hoje, e por não ter contrariado o favoritismo de Sérvia, Turquia e Letónia, a equipa das Quinas mede forças com a Estónia numa “finalíssima”. De todos os adversários, os estónios são os mais próximos da realidade lusa, registando também só uma vitória na fase final (75-89 sobre os checos), com a diferença de quase terem surpreendido a anfitriã Letónia na segunda jornada (70-72), enquanto Portugal perdeu 62-78. Sem uma estrela no plantel – o base Kristian Kullamae é o mais valioso (13 pontos, 3,8 ressaltos e cinco assistências de média) –, a Estónia beneficia da proximidade geográfica com a Arena de Riga e os apelos a uma presença massiva dominaram as suas redes sociais.
“É uma equipa com capacidade para atingir os mesmos objetivos que nós, com a vantagem de jogar em casa. Temos de nos abstrair disso, não há mais nada a fazer”, declarou o selecionador Mário Gomes.
Continua a comprovar-se que Estónia e Portugal se equivalem e o marcador segue nivelado (12-11). Desconto de tempo para a Estónia.
Portugal lidera pela margem mínima, após triplo de Diogo Brito (8-9)
Início equilibrado (2-3).
Bola ao ar em Riga.
Pelos hinos nacionais se percebe como o ambiente é completamente desfavorável a Portugal.
Já são conhecidos os titulares de Portugal: Diogo Ventura, Diogo Brito, Travante Williams, Miguel Queiroz e Neemias Queta.