Mundiais a decorrer em Doha
Corpo do artigo
O português Diogo Ribeiro sagrou-se esta segunda-feira campeão do mundo em 50 mariposa nos Mundiais que estão a decorrer em Doha, no Catar.
O atleta do Benfica, que fora prata na edição de 2023, percorreu a distância em 22,97 segundos, tornando-se o primeiro nadador luso da história a conquistar um ouro mundial.
Na final, Ribeiro, apesar de partir mal, bateu o norte-americano Michael Andrew (23,07s) e o australiano Cameron McEvoy (23,08s).
Teve o segundo tempo de reação, mas a sua entrada na água não foi a melhor e aos 25 metros parecia até fora das medalhas. A segunda metade foi extraordinária, sem dúvida o melhor momento da curta história do fenómeno português, permitindo-lhe recuperar até ao ouro
Em 2023, em Fukuoka, no Japão, Diogo Ribeiro tinha conquistado a primeira medalha portuguesa em Mundiais de natação, com o segundo lugar na final de 50 metros mariposa, tornando-se já este ano no primeiro luso a chegar a duas finais.
O nadador do Benfica, recordista mundial júnior dos 50 metros mariposa, está ainda inscrito nos 50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros mariposa dos Mundiais de 2024, distâncias em que já tem garantido o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris'2024.