Diogo Abreu: "O povo português deve reconhecer que nos trampolins somos uma referência"
Diogo Abreu selou o apuramento ao fazer melhor do que Pedro Ferreira na Taça do Mundo de Brescia, em Itália.
Corpo do artigo
português Diogo Abreu, que hoje se apurou para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este verão, assumiu à Lusa que a qualificação "é uma grande alegria" e que mostra o nível dos trampolins em Portugal.
"É uma grande alegria, foi um processo bastante longo que começou em 2018 e finalizou nesta Taça do Mundo. Tanto eu, como o Pedro Ferreira, como o Diogo Ganchinho conseguiríamos a vaga para Portugal. Nesta Taça do Mundo, podia mudar tudo, mas qualquer dos três conseguiria o lugar para Portugal, mostra o nível dos trampolins" no país, realçou o atleta, em declarações à Lusa.
Diogo Abreu selou o apuramento ao fazer melhor do que Pedro Ferreira na Taça do Mundo de Brescia, em Itália.
A dupla assegurou na sexta-feira uma vaga para Portugal no trampolim, que hoje Diogo Abreu conquistou ao ser sexto na final individual, com 56,805 pontos, bem acima do oitavo classificado Pedro Ferreira (17,895).
Para o ginasta, "ter ficado à frente" dos companheiros de seleção "é um grande orgulho", pelo nível apresentado. "Estou muito contente e agora é trabalhar para representar Portugal o melhor possível", afirmou.
Essa representação, e mesmo que seja "sempre difícil fazer promessas", poderá passar, de forma bem conseguida, por entrar na final, porque considera ter "nível para isso".
"O povo português deve reconhecer que nos trampolins somos uma referência internacional e batemo-nos com os melhores, com condições e recursos superiores, como a China ou a Bielorrússia", assinalou.
Diogo Abreu, 16.º no Rio2016, e Pedro Ferreira, ambos do Sporting, tinham garantido o acesso à final de hoje depois de terem sido, respetivamente, sexto e nono na qualificação, com 111.395 e 109.720 pontos.
A quinta presença seguida na competição de trampolins em Tóquio2020 aumenta a representação lusa na modalidade, depois de assegurado o apuramento de Filipa Martins, em ginástica artística.
O melhor resultado português nas competições de trampolins em Jogos Olímpicos foi alcançada por Nuno Merino, em Atenas2004, com o sexto lugar.
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 realizam-se de 23 de julho a 08 de agosto de 2021.