Diretor desportivo da Caja Rural revelou que o campeão olímpico estava há dois dias com febre, tendo perdido as forças durante a etapa
Corpo do artigo
“O Iúri estava há dois dias com alguma febre. É uma gripe. Ontem já estava mal quando se levantou, hoje ainda estava pior”, explicou Rubén Martínez, diretor desportivo da Caja Rural-Seguros RGA sobre a desistência do campeão olímpico, que liderava a classificação por pontos da Volta a Portugal.
O ciclista mais popular da corrida, sempre muito procurado em todas as partidas, tinha aparecido animado em Ferreira do Zêzere, revelando o desejo de discutir o triunfo em Santarém, mas essa expectativa desvaneceu-se poucas horas depois. Além de uma numerosa fuga o deixar de fora da discussão da etapa – e com a camisola laranja praticamente perdida para Nicolas Tivani –, Iúri Leitão começou a descolar do pelotão numa zona plana, desistindo por volta da centena de quilómetros.
“Ainda queríamos tentar a etapa, porque para ele era muito importante fazer uma boa Volta a Portugal. Está em casa, sabe que a sua presença tem muita repercussão e a camisola laranja era um objetivo. Ele tentou, mas contra a saúde não se pode fazer nada”, completou o técnico da equipa espanhola, a mais cotada desta edição da Volta.