Português esteve na liderança e hipotecou um grande resultado quando lhe saltou a corrente da bicicleta, obrigando-o a fazer uma prova em recuperação.
Corpo do artigo
David Rosa obteve aquele que é, até ao momento, o melhor resultado português nos Jogos Europeus, ao ser décimo no BTT. O corredor de Fátima pode, no entanto, lamentar o azar, pois logo após a volta de lançamento a corrente da sua bicicleta saltou, deixando-o longe do grupo dos primeiros. Obrigado a uma prova em constante recuperação, ainda terminou a tentar o nono lugar, ao sprintar atrás de um italiano.
"Fazer um top 10 era o meu objetivo. Mas, atendendo às circunstâncias, posso pensar que tinha argumentos para fazer melhor", comentou o bttista português, que iniciou a corrida na liderança e seguia em terceiro quando teve a avaria, precisamente no momento em que sabia que "se iam formar vários grupos".
Com dificuldades para recuperar devido ao forte vento, David Rosa ainda subiu de 14º até ao grupo que discutia o sexto lugar, mas pagou esse desgaste nas duas últimas voltas, ficando sozinho em décimo.
A prova de BTT foi totalmente dominada pela Suíça, que ofereceu a vitória a Nino Schurter, conseguindo todas as três medalhas. Para David Rosa, que fora 23º nos Jogos Olímpicos de Londres, a corrida de Baku serviu para provar ter "qualidade para andar entre os 10 melhores".