Num percurso encurtado em uma volta ao circuito por Anadia, Christen impôs-se aos colegas de ataque
Corpo do artigo
Daniel Lima foi este sábado 11.º classificado na corrida de fundo de juniores dos Europeus de ciclismo, que decorrem em Anadia, no distrito de Aveiro, e foi ganha pelo suíço Jan Christen.
Num percurso encurtado em uma volta ao circuito por Anadia, Christen impôs-se a colegas de ataque, o norueguês Jorgen Nordhangen, segundo, e o francês Léo Bisiaux, terceiro, para vencer isolado, com um tempo de 2:42.10 horas.
Nordhangen ficou a 19 segundos e Bisiaux a 2.02 minutos, depois de o trio ter atacado na penúltima volta, e Daniel Lima chegou no grupo seguinte, em 11.º, a 2.33 minutos do vencedor.
António Morgado foi 40.º e Gonçalo Tavares 45.º, ambos a 6.05, com Tiago Santos em 56.º, Tiago Nunes em 66.º e Rúben Rodrigues sem classificação, não tendo concluído a prova.
Se Daniel Lima lembrou que tinha estado "doente há duas semanas" e hoje sentiu boas sensações, conseguindo um resultado "muito bom", o selecionador, José Poeira, elogiou a sua inteligência e perspicácia e a tentativa de ataque no Monte Crasto, que o deixou num grupo posterior.
"Dada a sua boa visão da corrida, penso que o Daniel conseguiria sempre ficar mais ou menos neste lugar, mesmo que o António e o Gonçalo tivessem estado na discussão da corrida. Hoje, isso não aconteceu, pois eles tiveram covid-19 na semana passada, o que os afetou bastante", lembrou, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Na corrida feminina, a melhor foi Mariana Líbano, no 37.º posto, cumprindo os 83,1 quilómetros do percurso, com subidas a Algeriz e Monte Crasto, em mais 3.21 minutos em relação à nova campeã europeia, a francesa Eglantine Rayer, também "vice" no contrarrelógio.
O pódio ficou completo com duas italianas Eleonora Ciabocco, segunda, e Federica Venturelli, terceira.
"Foi uma corrida do mais alto nível de exigência, com muito calor e um vento quente, de frente em parte do percurso. Além disso, o nível das participantes era muito elevado e o percurso exigente, tanto pelas subidas como pelas descidas de algum risco", destacou o selecionador, José Luís Algarra.
Segundo o técnico, as atletas "mostraram que têm margem de evolução e capacidade para, no futuro, fazerem grandes resultados", gabando a "corrida espetacular" de Líbano.
O Europeu de estrada para sub-23 e juniores termina no domingo com as corridas de fundo dos mais experientes, começando pelas mulheres, às 10h00, para 104,5 quilómetros, seguidas dos homens, a partir das 14h00, com 147,3 quilómetros no programa.
15006768
15006612