Melhor resultado português surgiu nos SSV, com João Monteiro e Ricardo Porém a serem 10.º e 11.º no Challenger
Corpo do artigo
O sueco Mattias Ekstrom, com um Audi, é o primeiro líder do Rali Dakar nos automóveis, tendo o espanhol Tosha Scharena surpreendido ao ser o mais rápido nas motos. O melhor português foi João Ferreira, ao obter a segunda melhor marca nos SSV.
O jovem piloto de Leiria, que com um Cam-Am da South Racing é dos favoritos, ficou a 15 segundos de Xavier De Soultrait, que já havia ganho uma etapa do Dakar nas motos e se estreou agora a triunfar entre os SSV. O francês, que corre pela equipa de Sébastien Loeb, deixou o seu colega Florent Vayssade em terceiro, a 22 segundos.
Nos Challenger, categoria superior dos SSV, João Monteiro foi décimo e Ricardo Porém o 11.º, a 1m05s e 1m08s, respetivamente, do polaco Eryk Goczal, que foi o mais rápido.
A primeira vitória nas motos foi para a Honda, com o espanhol Tosha Schareina a superar a GasGas de Daniel Sanders e a Hero de Ross Branch. Rui Gonçalves, da Sherco, foi 18.º, a 2m08s, com Joaquim Rodrigues, da Hero Motosports, a chegar no 21.º posto, a 2m25s.