
Luís Conceição, selecionador da equipa de futsal feminino de Portugal
Reprodução/FPF
Declarações de Luís Conceição, selecionador nacional de futsal feminino, após o Portugal - Suécia (8-0), jogo de preparação para o Europeu.
Goleada: "O resultado espelha alguma diferença entre nós e seleções como a Suécia. É importante para estas seleções. Tentaram disputar o jogo e aproveitaram este momento para competir, sem se limitar a defender baixo para não tentar perder por muitos. Não é assim que cresce. Nós fizemos a nossa parte. Foi um estágio importante para relembrar porque nós estivemos muito tempo sem estágios. É sempre importante não sofrer golos. São atletas jovens, mas com muitas internacionalizações e isso também é importante para elas. Nesta altura, qualquer uma delas já tem muitas internacionalizações na seleção principal, como nas jovens. A Kika, a Carolina Pedreira ou a Leninha... Ficamos muito satisfeitos porque o lote de atletas é muito mais vasto em termos de número, mas, acima de tudo, em termos de qualidade. Conseguimos trazer atletas que nos mantêm com qualidade".
Portugal é favorito à conquista do Europeu? "Haverá sempre as favoritas. Brasil, Espanha, Portugal, Itália. Entraremos nesse lote. Acho que o futsal feminino já merecia esta competição a nível mundial".
A FIFA anunciou a criação do Mundial de futsal feminino em 2025: "Com o crescimento e desenvolvimento que o futsal feminino tem tido nos vários continentes, principalmente europeu e americano, é importante. Acho que vai ser uma competição muito gira, mais uma possibilidade para elas competirem com as melhores atletas e com as melhores seleções. A nós, deixa-nos muito satisfeitos elas terem oportunidade de competir com as melhores do mundo e também para as atletas mais jovens. Saberem que têm um Europeu, e que vão ter um Mundial, tudo ajuda. É bom para o crescimento de todos. É importante começarem a surgir seleções com mais qualidade. Mas o caminho ainda é longo, temos de ir dando passos. A modalidade ainda é recente, no feminino as coisas têm crescido com o tempo, mas são este tipo de boas notícias que nos deixam satisfeitos em relação ao futuro".
17112497
17106405
