Matt Dawson corria o risco de falhar Paris'2024 devido a uma lesão num dedo. Então, decidiu amputar parte do mesmo, de forma a acelerar a recuperação
Corpo do artigo
Matt Dawson, jogador de hóquei em campo da seleção da Austrália, é já protagonista de uma das histórias curiosas dos Jogos Olímpicos Paris'2024, que decorrem entre 26 de julho e 11 de agosto. O australiano amputou a parte superior do dedo anelar da mão direita de forma a estar apto a competir em Paris.
Recentemente, o atleta partiu aquele dedo e ficou com duas opções: engessar e recuperar de forma mais lenta, ficando impedido de jogar nas próximas semanas, ou amputar parte do dedo e poder ir aos Jogos Olímpicos. Escolheu a segunda opção e foi operado esta semana.
"Tomei uma decisão bem informada com o cirurgião plástico, não apenas pela oportunidade de jogar em Paris, mas também para a minha vida depois. A melhor opção era tirar a parte superior do dedo. É uma pequena mudança no momento e um desafio emocionante, acho", afirmou à emissora australiana Channel Seven no momento do embarque da delegação para França.
"Não é algo que um treinador possa decidir por um jogador. Todo o mérito para Matt. Obviamente, ele está realmente comprometido a jogar em Paris. Não tenho certeza se eu teria feito isso, mas ele fez", comentou o selecionador da Austrália, Colin Batch.
Os australianos venceram a medalha de prata em Tóquio'2020 (disputado em 2021), perdendo com a Bélgica nos penáltis.