A corrida apresenta-se na forma de trail urbano noturno e vai levar o pelotão a algumas atrações de Santa Maria da Feira, como é o caso do castelo. É já no sábado de 14 de junho
Corpo do artigo
A 11ª edição da Corrida Urbana de Santa Maria regressa a 14 de junho. Tal como nas edições anteriores, o conceito assenta na forma de trail urbano noturno e vai levar o pelotão por alguns dos pontos de interesse da cidade de Santa Maria da Feira, com o Castelo da Feira em destaque.
Os interessados podem fazê-lo na modalidade de corrida, com a extensão de 10 quilómetros, ou na caminhada de seis, sendo que o uso de frontal e lanterna, respetivamente, é aconselhado porque o tiro de partida começa às 21h30. E escrevemos "começa" porque a partida será dada em segmentos, sistema no qual o pelotão será dividido em ondas de 100 a 150 pessoas, com uma separação de cerca de um quilómetro. Este sistema foi estreado nesta prova em 2016 e assim a organização reduz o risco de engarrafamento nos pontos mais estreitos do percurso, nomeadamente no castelo de origem medieval. Sublinhe-se que as classificações gerais serão apuradas com o recurso ao tempo líquido do chip de modo a não prejudicar os corredores que partem nos segmentos mais tardios.
Para além do castelo, o percurso passa por dentro do Estádio Marcolino de Castro (casa do Feirense), pelos jardins e grutas da Quinta do Castelo e no Claustro do Convento dos Loios, só para citar alguns.
O número de inscrições confirmadas ronda já as cerca de 1100 – 600 na corrida e 500 na caminhada – e se quiser juntar-se à "horda" invasora ainda pode fazê-lo até 10 de junho, aqui.