A 19.ª edição da “Corrida Mimosa pela Vida”, historicamente exclusiva à participação feminina, vai ser aberta aos homens. O evento está marcado para 11 de maio e vai percorrer a habitual zona ribeirinha de Lisboa
Corpo do artigo
A 19.ª edição da “Corrida Mimosa pela Vida”, agendada para o próximo dia 11 de maio, domingo, vai ser aberta à participação dos homens pela primeira vez. A corrida vai percorrer o habitual percurso na zona ribeirinha entre Santos e os Jardins de Belém, em Lisboa, e terá a extensão de cinco quilómetros.
O evento pretende sensibilizar a comunidade para a prevenção do cancro da mama. Nesse sentido, a organização tem uma parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e vai angariar fundos para a aquisição de equipamentos de rastreio em todo o país. Desde 2016 já foram doados mais de 1,1 milhões de euros em favor desta causa.
As inscrições – limitadas a 15 mil participantes - já estão abertas a todos, independentemente da idade ou condição física, e o percurso pode ser feito a correr ou caminhar.
No âmbito competitivo, a "Corrida Mimosa Pela Vida" contará com vários nomes de destaque do atletismo nacional, a maioria deles presentes nos recentes Europeus de estrada, que se realizaram na Bélgica: Mariana Machado, Laura Taborda, Vanessa Carvalho, Mónica Silva e Susana Godinho. Nos homens, Rui Pinto é o nome mais conhecido, contando com a concorrência de Miguel Borges, Miguel Marques e Hermano Ferreira.
Miguel Moía presidente da direção do Maratona Clube de Portugal, sublinhou na apresentação a importância da causa. “A corrida Mimosa Pela Vida é uma prova que salva-vidas. Desde 2006, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, temos alertado para a importância do rastreio do Cancro da Mama. Quanto mais participantes, maior o donativo — e, ao longo de 18 edições, já entregámos 1,1 milhões de euros. Este valor fez a diferença, mas sabemos que ainda há muito por fazer”.
A transmissão do evento será realizada em direto pela RTP1.