A quinta edição da Corrida do Dragão juntou portistas para uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de cinco
Corpo do artigo
Foram mais de 1500 os atletas que cortaram a meta da quinta edição da Corrida do Dragão, decorrida na manhã do passado domingo, na imediação do Estádio do Dragão. A estes juntaram-se ainda mais alguns milhares na caminhada de cinco, todos devidamente vestidos com o rigor que o regulamento exigia de envergar a camisola oficial da prova, com o tradicional azul e branco pontuado com o símbolo oficial do FC Porto. O evento contou com uma componente solidária, tendo amealhado cerca de 4000 euros para a Liga Portuguesa contra o Cancro.
A corrida na qual a vertente competitiva é secundária – sublinhada até pela ausência de prémios monetários – destacam-se as vitórias folgadas de Rúben Pires e Mariana Machado (ambos a correrem como individual). Sem cheques de prémio, mas com os devidas honras de pódio e troféus entregues por antigas glórias do atletismo do FC Porto, como Fernanda Ribeiro, Aurora Cunha e José Regalo, e outras do hóquei em patins como Cristiano Pereira, Paulo Alves, Paulo Castanheira e Vítor Bruno. Sublinhe-se ainda para a presença acarinhada de Cecília Pedroto, viúva de José Maria Pedroto.
Ao contrário de edições anteriores, o clube não se fez representar oficialmente por nenhum membro da direção recentemente eleita, mas isso não preocupa Paulo Costa, responsável da Global Sport, empresa coorganizadora. “Esta corrida foi concluída com enorme sucesso e iremos reunir em breve com o clube para perceber como será no futuro”, disse, tranquilamente, o responsável a O JOGO.
Classificações (1559 atletas na meta)
Masculinos (1115, 72%)
1.º Rúben Pires (individual) 00:31:45
2.º Vítor Oliveira (individual) 00:32:24
3.º Ângelo Pereira (individual) 00:32:56
Femininos (444, 28%)
1.ª Mariana Machado (individual) 00:32:24
2.ª Regina Gilvaz (individual) 00:44:28
3.ª Louise Ocana (individual) 00:45:01