A Maratona e a Meia Maratona do Porto são as duas únicas corridas que passam na privilegiada zona da Foz e Boavista que não sofrem alterações.
Corpo do artigo
A corrida de São João vai sair da cidade do Porto, a Volta a Campanhã e a Corrida dos Ossos Saudáveis vão acabar e a Corrida do Dia do Pai praticamente deixa a Cidade Invicta e corre para as ruas de Matosinhos. Estas são algumas das principais consequências para as corridas de atletismo que decorrem da alteração de política que está a ser levada a cabo pela Câmara Municipal do Porto desde o início deste ano.
Nuno Lemos, administrador executivo da Porto Lazer, a empresa municipal que dirige este dossiê, explicou a O JOGO as razões das mudanças. "A cidade mudou e queremos fazer a descentralização de eventos. Em primeiro queremos dar a conhecer aos participantes de corridas - que, felizmente, são cada vez mais - novos percursos. Em segundo lugar não queremos criar pressão nas mesmas zonas da cidade e sempre com os mesmos eventos. É uma questão óbvia e que nos preocupa. Das 12 corridas que se realizaram no Porto em 2017, vamos manter 10", explicou.
Uma das duas corridas que deixam de fazer parte do calendário desportivo da cidade será a de São João, que tinha a partida e meta instaladas perto do fluvial e que percorria a zona ribeirinha e a Avenida Brasil, na Foz. A informação ainda não foi tornada oficial, mas O JOGO sabe que as negociações da empresa organizadora Runporto com o município vizinho de Vila Nova de Gaia estão bem encaminhadas para receber a 19.ª edição deste popular evento que, na vertente de corrida (excluindo os números da caminhada), juntou cerca de 2500 atletas na meta, em 2017. Entretanto, a Corrida do Dia da Mulher (nove edições realizadas) muda-se da Boavista para a zona oriental da cidade, nas imediações do Estádio do Dragão. Outro dos eventos que tinha base na Boavista, a Corrida dos Ossos Saudáveis, é extinta após nove edições.
Tal como O JOGO deu nota na semana passada, a corrida do Dia do Pai, que se realiza no próximo domingo, vai sofrer alterações profundas de percurso, sendo forçada a deixar a Avenida da Boavista e a Foz, tendo sido desenhado um novo percurso pelas ruas de Matosinhos.
A Maratona e a Meia Maratona do Porto são as duas únicas corridas que passam na privilegiada zona da Foz e Boavista que não sofrem alterações.