Corda para enforcamento encontrada na boxe de piloto afro-americano da NASCAR
A NASCAR decidiu banir a bandeira da confederação dos circuitos, associando-a ao racismo nos Estados Unidos
Corpo do artigo
Uma corda de enforcar foi encontrada este domingo na boxe da equipa de Bubba Wallace, único piloto afro-americano no campeonato NASCAR. Uma investigação foi, de imediato, anunciada pelos organizadores da disciplina de desportos motorizados.
Tudo aconteceu este domingo, no circuito de Talladega - a prova foi adiada devido à chuva -, onde decorreu, no exterior da pista, uma manifestação com muitas bandeiras confederadas. Recorde-se que a NASCAR adotou a proibição do uso nos circuitos depois de Bubba ter-se manifestado, recentemente, contra o racismo, na sequência da morte de George Floyd.
"O desprezível ato de racismo e ódio de hoje deixa-me incrivelmente triste e serve como um lembrete doloroso de quanto mais temos que ir como sociedade e quão persistentes devemos ser na luta contra o racismo. Nada é mais importante e não será dissuadido pelas ações repreensíveis daqueles que procuram espalhar o ódio. Como minha mãe me disse hoje, "eles estão a tentar assustar-me". Isso não vaI assustar-me. Eu não vou desistir nem vou recuar. Vou continuar orgulhosamente a defender no que acredito", escreveu o piloto nas redes sociais.
Perante o ocorrido a organização do campeonato reagiu de imediato: "No final da tarde, a NASCAR foi informada de que uma corda com laço foi encontrado na garagem da equipa 43. Estamos angustiados e indignados e não podemos afirmar com força suficiente o quão seriamente levamos esse ato hediondo. Iniciamos uma investigação de imediato e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para identificar a pessoa responsável e eliminá-la deste desporto. Não há lugar para o racismo na NASCAR, e esse ato apenas fortalece a nossa decisão de tornar o desporto aberto e acolhedor a todos", pode ler-se no comunicado.
Muitas atletas manifestaram repúdio e deixaram mensagens de apoio ao único piloto negro da NASCAR, entre eles Lebron James. "Doentio! Meu irmão Bubba, saiba que você não está sozinho! Estou aqui com você e com todos os outros atletas. Eu só quero continuar a dizer como estou orgulhoso de você por continuar a defender a mudança aqui na América e no desporto! NASCAR, eu também te saúdo."
1274914521396604928