"Consumi muita cocaína e bebi uísque como se fosse água até estar à beira da morte"
Jan Ullrich, ex-ciclista alemão, recorreu ao doping durante a carreira. A série documental "Der Gejagte", que será lançada em novembro, abordará essa questão.
Corpo do artigo
Jan Ullrich, ex-ciclista alemão que venceu um Tour - Volta a França - em 1997, uma Vuelta - Volta a Espanha - em 1999 e uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, na Austrália, terá uma série, intitulada "Der Gejagte" - em português, "A Caçada" - e que será lançada em novembro, que documentará a sua carreira, que também ficou marcada pelo facto de o atleta ter admitido que recorreu ao doping e ao consumo de drogas.
Na antevisão da série documental, Jan Ullrich relembrou esses tempos, através de um relato impressionante. "Naquela altura, cada dia era uma questão de vida ou de morte. Consumi muita cocaína e bebi uísque como se fosse água até estar à beira da morte. Seria uma mentira se dissesse que não enganei ninguém, mas acho que fiz as pazes com o meu passado. Os telespectadores que virem o documentário poderão colocar-se no meu lugar e refletir sobre o assunto", afirmou.
Jan Ullreich foi investigado na sequência da "Operación Puerto", uma investigação realizada em Espanha, no ano de 2006, contra o consumo de substâncias no desporto de elite e que pretendeu desmantelar a rede de dopagem liderada por Eufemiano Fuentes Rodríguez. A 26 de fevereiro de 2007, o ex-ciclista, agora com 49 anos, anunciou, publicamente, o término da carreira, mas continuou ligado ao ciclismo como consultor desportivo. Em 2012, o ciclista foi castigado com dois anos de suspensão pelo Tribunal Arbitral do Desporto devido a uma infração por doping. O germânico também viu o tribunal suíço retirar-lhe todos os resultados conseguidos desde 1 de maio de 2005, nomeadamente o terceiro lugar que conseguiu na Volta a França de 2005.