Em audiência pela Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto
Corpo do artigo
A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) foi esta terça-feira recebida em audiência pela Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e pediu aos partidos que o Orçamento de Estado responda à "ambição" das federações desportivas.
Segundo o presidente da CDP, Daniel Monteiro, “esta audiência marca o pontapé de saída para vários encontros que vão decorrer, com o Governo e com os partidos políticos, para que tenhamos um Orçamento do Estado para 2026 que responda positivamente à ambição das federações desportivas, em termos mais atletas federados e maior competitividade internacional das nossas seleções nacionais”.
No encontro, a CDP apresentou e debateu as prioridades estratégicas e políticas para o desenvolvimento do desporto português na legislatura, pedindo uma visão integrada e de longo prazo para o setor.
O modelo de financiamento do desporto foi considerado “totalmente desajustado face às necessidades do movimento associativo desportivo”, tendo sido pedido " um sistema mais previsível, justo, e que premeie o mérito e responda à ambição das federações desportivas".
Durante o encontro, a CDP deixou a promessa de apresentar um "robusto pacote de medidas de âmbito financeiro e fiscal" que pretende ver incluídas no Orçamento do Estado 2026, com impacto nas famílias, empresas, nas federações desportivas, clubes e agentes desportivos.