Organismo que agrega técnicos de várias modalidades emitiu comunicado a fazer reparos ao atual Plano de Recuperação e Resiliência, que prevê 36 reformas e 77 investimentos na área social, ambiental e tecnológica
Corpo do artigo
A Confederação de Treinadores de Portugal (CTP) criticou, esta segunda-feira, a ausência do desporto do documento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo apresentado "sugestões", em comunicado, para enquadrar o setor no programa.
Segundo a CTP, o desporto surge apenas mencionado na Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025, o que revela que este setor "continua a passar por uma indiferença tão declarada e tão prejudicial", que trará reflexos "a médio prazo, quer na queda do nível de excelência", quer na formação.
Esta omissão, adiantam, pode "lançar o desporto em situações de grande dificuldade em recuperar a atual crise", até por ser já "uma área muito debilitada" mesmo antes da crise causada pela pandemia de covid-19, pelo que apresentaram várias sugestões de inclusão do setor nos vários pilares da política da União Europeia.
Para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19, o PRR prevê 36 reformas e 77 investimentos área social, ambiental e tecnológica, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.