Provas internacionais de clubes e seleções paralisam face ao surto de Covid-19.
Corpo do artigo
Agendada para dia 14 deste mês, a última jornada da fase de grupos da Liga Europeia, na qual participam Benfica, FC Porto, Oliveirense e Sporting, foi adiada para data a definir pela World Skate Europe (WSE-RH), face à expansão do coronavírus.
Após luz verde da Confederação Europeia de Patinagem (CERS), o organismo suspendeu também a segunda mão dos quartos de final da Taça WS Europe, que tem Barcelos e HC Braga (seria no dia 15), a final-four da Liga Euroliga feminina, na qual está o Benfica (4 e 5 de abril era a data original, mas não havia palco atribuído), e a Taça Latina, entre Portugal, Espanha, Itália e França (inicialmente prevista para 10, 11 e 12 de abril, em Salvaterra de Miño), considerando que a continuidade das competições internacionais era "impraticável". Face à distância temporal, o campeonato da Europa, que se disputa entre 18 e 25 de julho, em França, e no qual Portugal estará com o estatuto de campeão mundial, não é referido no comunicado.
11892154
"A rápida propagação forçou vários governos a tomar medidas drásticas para limitar a mobilidade das pessoas, afetando o normal decurso da atividade desportiva, com a disputa de algumas competições com jogos à porta fechada. Além disso, alguns países decidiram implementar medidas restritivas à entrada de pessoas", justificou o WSE-RH, sediado em Portugal.
Mesmo antes da medida de parar a modalidade a nível continental, os efeitos do surto de Covid-19 já se faziam sentir nas competições internas de Itália, que continua a ser o país europeu mais afetado, com 148 mortos e quase quatro mil casos positivos registados.
A Serie A já não se joga desde 22 de fevereiro e não será retomada pelo menos até dia 18 deste mês - se voltar, será sempre em jogos à porta fechada conforme decretou o governo -, sendo que a Taça espera para ser remarcada, há equipas paradas sem poder sequer treinar (como é o caso do Lodi de Nuno Resende) ou mesmo em quarentena (caso do Trissino, dos lusos Sérgio Silva, Reinaldo Ventura e Diogo Neves, que tem um elemento infetado e ainda está na luta pela Taça WS Europe).
No próximo fim de semana, o Benfica e HC Braga eram as formações lusas que teriam compromissos com adversários italianos: as águias receberiam o Sarzana e os minhotos visitariam o Follonica, para defender a vantagem de 7-4 obtida na primeira mão.