Comité paralímpico salienta "contributo" e "legado" de José Manuel Constantino
O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) manifestou esta segunda-feira “profundo pesar” pela morte de José Manuel Constantino, salientando o contributo para o desporto nacional e o legado deixado pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP).
Corpo do artigo
"O Comité Paralímpico de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino. À família, amigos e ao Comité Olímpico de Portugal, endereçamos as mais sinceras e sentidas condolências, enaltecendo os contributos, reflexões e legado de José Manuel Constantino para o desenvolvimento do desporto nacional”, assinalou o CPP, através do seu site oficial.
José Manuel Constantino, que presidia ao Comité Olímpico de Portugal desde 26 de março de 2013, morreu no domingo, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.
Liderou o organismo olímpico nas duas melhores missões de Portugal a Jogos, com a conquista de quatro medalhas em Tóquio'2020 e Paris'2024, depois da estreia no Rio'2016.
Antes, presidiu ao Instituto de Desporto de Portugal e à Confederação do Desporto de Portugal.
Autor de livros e artigos publicados sobre desporto, era considerado um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, algo que foi reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2016, e pela Universidade de Lisboa, em 2023.