Comité Olímpico abraça plano de ação da UE para igualdade de género no desporto

Avery Brundage foi presidente do Comité Olímpico Internacional
EPA
Documento está estruturado em torno de seis áreas temáticas, com destaque para a violência de género, o aumento da participação, em busca da paridade, mas também a cobertura mediática e os aspetos socioeconómicos
Corpo do artigo
O Comité Olímpico Internacional (COI) elogiou hoje o relatório de um grupo dedicado à igualdade de género no desporto da União Europeia, encorajando os seus membros a aplicar o plano de ação ali detalhado.
Intitulado "Para Mais Igualdade de Género no Desporto", o relatório compila recomendações e propostas para um plano de ação, endereçado à Comissão Europeia e aos governos dos Estados-membros, bem como organizações desportivas e outras entidades da sociedade civil que atuem no campo do desporto.
O documento está estruturado em torno de seis áreas temáticas, com destaque para a violência de género, o aumento da participação, em busca da paridade, mas também a cobertura mediática e os aspetos socioeconómicos.
14683415
"O COI está agradado ao constatar que muitos dos exemplos são iniciativas já levadas a cabo por membros do movimento olímpico, que têm estado na dianteira do esforço pela igualdade de género no desporto".
Assim, "todos os membros deste movimento são convidados a utilizar o relatório como um guia prático para atingir este desígnio".
14678734
O grupo de alto nível, presidido pela neerlandesa Emine Bozkurt, entregou os resultados do trabalho que têm realizado desde a criação, em dezembro de 2020, à Comissária Mariya Gabriel.
Este conjunto inclui 15 membros, entre eles antigos atletas, políticos e membros de federações internacionais, além de académicos.
Além da igualdade de género, o relatório destaca também a necessidade de uma abordagem interseccional, que possa responder a questões como a da discriminação com base também na etnia, na orientação sexual e na classe social dos praticantes.
