"Com uma arma no campo de batalha ou uma espingarda desportiva no biatlo..."
Presidente da Ucrânia deu o exemplo do sucesso da comitiva paralímpica em Pequim para dar conta da força do país.
Corpo do artigo
Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, voltou a dirigir-se ao país e utilizou os Jogos Paralímpicos, que decorrem em Pequim, China, como um exemplo de superação num momento em que se sebate com a invasão russa.
"As vitórias da Ucrânia para todos nós valem o seu peso em ouro. Ou prata e bronze. Mostram ao mundo quem são os ucranianos e a força que temos, com uma arma nas mãos no campo de batalha ou uma espingarda desportiva numa pista de biatlo", afirmou.
Composta por 20 desportistas, a comitiva ucraniana já alcançou 28 medalhas: dez de outo, outras tantas de prata e oito de bronze
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
14638613