Federações internacionais poderão estender o critério de elegibilidade da idade por mais um ano
Corpo do artigo
A qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio'2020 decorrerá até 29 de junho de 2021, indicou o Comité Olímpico Internacional (COI), depois da covid-19 obrigar ao adiamento da competição, entre 23 de julho e 8 de agosto.
"As federações internacionais (FI) são livres de definir os seus próprios prazos de qualificação, desde que não ultrapassem o dia definido pelo COI, que determinou também que o prazo de inscrições dos atletas participantes nos Jogos Olímpicos terminará a 5 de julho de 2021", esclareceu o Comité Olímpico de Portugal (COP), no seu site.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
Segundo o COP, o COI pretende ter a adaptação dos sistemas de qualificação finalizada até meados de abril e permitirá, no caso das qualificações por ranking, que as federações internacionais definam datas-limite para a hierarquização final desses rankings.
No respeito do princípio de que todos os atletas que atingiram a qualificação para Tóquio 2020 mantêm a qualificação em 2021, as federações internacionais poderão igualmente estender o critério de elegibilidade da idade por mais um ano.
Ou seja, os atletas com idade para competir em 2020 poderão continuar a fazê-lo em 2021, a não ser que estejam em causa riscos para a segurança ou a saúde desses atletas.