Tenista norte-americana entrou mal, mas deu a volta
Corpo do artigo
A tenista norte-americana Coco Gauff seguiu em frente no Open dos Estados Unidos, o último Grand Slam da temporada, em Nova Iorque, ao bater na primeira ronda a australiana Ajla Tomljanovic, em três parciais.
A veterana Tomljanovic, de 32 anos, até entrou melhor no encontro, quebrando o serviço de Gauff, número três do mundo, logo no primeiro jogo. Mas a jovem norte-americana de 21 anos, que despediu a equipa técnica em vésperas do início do torneio, respondeu à altura, vencendo cinco dos seis últimos jogos para virar o primeiro parcial, que fechou em 4-6.
Gauff continuou em cima no segundo set, conquistando uma vantagem de 2-4, mas Tomljanovic, 79.ª do ranking mundial, não esmoreceu e recuperou, levando o parcial para o tie-break, onde venceu por 7-6 (7-2).
O equilíbrio continuou no set decisivo, com as duas jogadoras a trocarem quebras de serviço e muitos erros, mas acabou por ser Gauff a dar o golpe final, fechando a partida por 5-7 ao fim de quase três horas.
Na segunda ronda, Gauff, campeã do Open dos Estados Unidos em 2023, vai defrontar a vencedora do encontro entre a croata Donna Vekic (49.ª do mundo) e a espanhola Jessica Bouzas Maneiro (número 40 do ranking da WTA).
A 139.ª edição do Open dos Estados Unidos, que atribuirá cinco milhões de dólares (4,3 milhões de euros), à vencedora da competição feminina, decorre até 8 de setembro, em Flushing Meadows, em Nova Iorque.
Além de Gauff, as atenções dividem-se principalmente entre a número um mundial, a bielorrussa Aryna Sabalenka, que defende o título, e a polaca Iga Swiatek (2.º WTA), vencedora em 2022.