Ataques de Tadej Pogacar foram anulados, 115.ª edição da clássica Monumento decidiu-se entre um grupo de 12 corredores e teve um recorde de velocidade
Corpo do artigo
O belga Jasper Philipsen, de 26 anos, e colega de Mathieu van der Poel na Alpecin-Deceuninck, venceu a 115.ª Milão-Sanremo, a primeira clássica Monumento da época, que teve 288 km percorridos a uma média recorde de 46,1 km/h.
O sprinter foi o mais rápido num grupo de uma dúzia de corredores que chegou junto à meta, batendo Michael Matthews (Jayco AlUla) e Tadej Pogacar (UAE Emirates) na aceleração final. O esloveno líder mundial foi quem mais atacou, mas sem êxito.
Pogacar tentou fugir por duas vezes na subida final, o famoso Poggio, mas na primeira foi seguido por um grupo de nove homens e na segunda por Van der Poel, campeão mundial e o outro grande favorito.
Na descida para a meta o duo foi alcançado por outros corredores e ataques tardios de Matej Mohoric e Thomas Pidcock também não resultaram, pois Van der Poel anulou tudo, já pensando no triunfo do colega sprinter.