Zhang Ziyu estreou-se na Taça da Ásia de sub-18 e só precisa de levantar o braço para afundar. É mais alta do que todas as jogadoras da WNBA
Corpo do artigo
A China abriu a Taça Asiática feminina de basquetebol em sub-18 esmagando a Indonésia por 109-50, jogo que cativou atenções por nele estar Zhang Ziyu, que fez 19 pontos, 7 ressaltos, 2 assistências, 2 roubos de bola e 3 desarmes de lançamento. A jovem tem 17 anos e não é famosa pelo que joga, mas por medir 2,20 metros!
Ainda lenta e tecnicamente limitada, Ziyu está destinada a seguir as pisadas de Yao Ming - o chinês que tem agora 43 anos deixou marca na NBA graças aos seus 2,29 metros -, pois a atual maior jogadora da WNBA é Han Xu: de 24 anos e também chinesa, a atleta do New York Liberty mede 2,11 metros. A mais alta de sempre da competição feminina norte-americana, retirada em 2008, foi a polaca Margo Dydek, com 2,18m.
Seguida desde os 14 anos, a jovem Zhang Ziyu, que consegue afundar só levantando o braço e desespera as adversárias, é filha de dois antigos basquetebolistas, também muito altos (pai com 2,13m, mãe com 2,01m).
Para melhor se perceber o fenómeno, resta acrescentar que o francês Victor Wembanyama, rookie do ano e já com alguns recordes na NBA, mede 2,24 metros aos 20 anos.