Segundo português entre a elite mundial, depois de Tiago Pires, prepara-se para a primeira etapa, na Austrália
Corpo do artigo
Frederico Morais, de 25 anos, está em contagem decrescente para se estrear no circuito mundial de surf, pois o período de espera da prova australiana Quiksilver Pro Gold Coast, a primeira de 11 etapas, inicia-se esta segunda-feira ao final da tarde portuguesa.
Se a competição em Queensland arrancar, Kikas irá surfar na décima bateria da primeira ronda, tendo o brasileiro Filipe Toledo e o australiano Adrian Buchan como adversários.
Em dezembro do ano passado, o jovem do Guincho tornou-se o segundo português a entrar na elite, depois de Tiago Saca Pires - surfou entre os melhores de 2008 a 2014 -, graças a dois segundos lugares no Hawaiian Pro e Vans World Cup, terminando em terceiro na prestigiada Triple Crown havaiana.
Frederico Morais já está na Austrália há algumas semanas, tendo participado em dois eventos do circuito de qualificação, tendo sido 17.º no primeiro e nono no segundo.
Antes, o português já participou em etapas do World Tour, mas como "wildcard" do Meo Rip Curl Pro Portugal, conseguindo alguns feitos assinaláveis, como eliminar Kelly Slater ou Mick Fanning.
"Este é o ano com que tenho sonhado durante anos...Vou competir com os surfistas que sempre foram inspirações para mim, em ondas que sempre sonhei surfar. Por isso posso dizer que estou bastante ansioso para que o ano comece", disse à Lusa.