Champions de hóquei: Barcelona derrota FC Porto e Benfica mantém pleno

Barcelona bateu o FC Porto
Artur Machado
Jogos da quinta ronda da prova
Leia também FC Porto um a um contra o Viktoria Plzen | Inconformado Gul deu fôlego em noite rarefeita
O FC Porto perdeu esta quinta-feira frente ao Barcelona no jogo grande da Liga dos Campeões de hóquei em patins, numa jornada em que o Benfica manteve o pleno de vitórias, enquanto Sporting e Óquei de Barcelos saíram derrotados.
No Dragão Arena, no jogo de cartaz da jornada europeia, o Barcelona impôs ao FC Porto a primeira derrota da temporada, por 5-3, retirando à formação lusa a liderança do Grupo A.
A formação "culé", recordista de triunfos na Liga dos Campeões, com 22 troféus, esteve sempre em vantagem no marcador, chegando a uma diferença máxima de três golos (3-0 e 4-1).
Xavi Barroso marcou por duas vezes, aos 28 e 41 minutos, sendo o melhor goleador, enquanto Marc Grau, aos 22', Sergi Llorca, aos 33', e Sergi Aragonés, aos 46', também marcaram para os espanhóis. Pelo FC Porto marcaram Carlo di Benedetto, Hélder Nunes e Mena, aos 34, 45 e 50 minutos, respetivamente.
Em Bassano del Grappa, em Itália, o Óquei de Barcelos, campeão europeu em título, sofreu a terceira derrota na fase de grupos e ficou fora da zona de qualificação, ao perder com o Hockey Bassano, por 3-1, num jogo em que as faltas e os livres não concretizados pelo conjunto de Rui Neto condicionaram o desfecho.
Os italianos, líderes da sua liga, mas ainda sem pontos na Champions, conquistaram uma vantagem de dois golos na primeira parte: Matteo Cardella abriu o marcador aos nove minutos, num contra-ataque, e Giuliano Giuliani aumentou de livre direto aos 23'.
A eficácia italiana nas bolas paradas contrastou com o desperdício luso, refletido em três livres diretos e um penálti não concretizados, e o golo de Carlitos, no arranque da segunda parte, não evitou a derrota lusa no Grupo B.
Patricio Ipiñazar, com assistência de Matteo Cardella, sentenciou o encontro aos 40 minutos, garantindo os primeiros três pontos ao Hockey Bassano, que continua atrás do Óquei de Barcelos (quatro pontos), ambos fora da zona de qualificação.
O Grupo B é liderado pelo Benfica, 100% vitorioso após cinco jornadas. No Pavilhão da Luz, os encarnados derrotaram o Liceo, por 4-2, com João Rodrigues a assinar um "hat-trick", aos 13, 26 e 31 minutos, e Zé Miranda a fechar o marcador no último minuto, aproveitando a ausência do guarda-redes contrário, numa altura em que os espanhóis jogavam com cinco jogadores de pista.
A reação dos espanhóis, que caíram para o terceiro lugar (sete pontos), foi materializada na segunda parte, com golos de Jacobo Copa e Arnau Xaus, aos 40 e 43 minutos, respetivamente, ainda assim insuficientes para evitar a derrota frente aos líderes da liga portuguesa.
Com este resultado, o Benfica conclui a primeira volta com 15 pontos, seguido à distância pela Oliveirense, com sete, após vitória por 4-2, sobre o Sporting, agora terceiro, também com sete pontos.
Os leões, vencedores do mundial de clubes em 2025, estiveram duas vezes em vantagem: Henrique Magalhães marcou aos 25' (último minuto da primeira parte) e Danilo Rampulla aos 16' da segunda parte.
Marc Rouzé, de livre direto, aos 30 minutos, e Joan Galbas, aos 42', conseguiram numa primeira fase anular a vantagem leonina, antes de Franco Platero, aos 45', e João Souto, no último minuto, lograrem a reviravolta no marcador, oferecendo o triunfo à Oliveirense.
No primeiro jogo da jornada europeia, no Grupo A, os pentacampeões franceses do Saint-Omer perderam na receção ao Reus, por 2-1, resultado que permitiu à equipa catalã recuperar o quarto lugar, relegando o Igualada para fora da zona de qualificação.
Pol Martínez adiantou o Reus aos 11 minutos, após Martí Casas ter desperdiçado um penálti. Thibault Colin empatou para os franceses aos 41 minutos, mas Carles Casas, aos 45', marcou o segundo para a formação de Jordi García, devolvendo a vantagem à equipa catalã.
Os franceses, que contaram com o luso-francês Pedro Chambel na baliza, permanecem sem qualquer ponto após cinco jogos e estão fora da zona de qualificação, tal como o Igualada, que ocupa o quinto lugar com três pontos. O Reus, quarto classificado, soma seis e fecha o lote das equipas apuradas.
Os quatro primeiros classificados de cada grupo qualificam-se para os quartos de final da competição.

