Português da Klein Constantia esteve em fuga da primeira à última das 11 voltas. César Martingil foi 21.º num sprint ganho pelo norueguês Kristoffer Halvorsen.
Corpo do artigo
Os sub-23 portugueses, não estando entre os favoritos, tiveram um excelente desempenho no Mundial de Sub-23, a primeira das provas de fundo realizadas em Doha, no Catar. Nuno Bico foi o principal animador da grande fuga da corrida e César Martingil e Ivo Oliveira reservaram-se para o sprint, sendo, respetivamente, 21.º e 27.º.
"Não entendo como há corredores que entram na fuga e depois não colaboram. Se todos tivessem puxado, quem sabe a fuga duraria até ao final", lamentou Nuno Bico, corredor da Klein Constantia e que esteve num grupo de fugitivos criado logo na primeira das 11 voltas à ilha Pearl, em Doha, tendo resistido mesmo depois de uma queda que o obrigou a recuperar sozinho, para ser apanhado quando faltavam 10 dos 165,7 quilómetros da corrida.
No pelotão, acelerado por uma Noruega que levaria Kristoffer Halvorsen à vitória, César Martingil e Ivo Oliveira, ambos da Liberty Seguros-Carglass, foram prejudicados por uma queda à entrada do último quilómetro, perdendo uma boa colocação para o sprint. "Esperava melhor, mas comecei a sprintar já atrasado", explicou Martingil.
O Mundial prossegue amanhã, com a corrida de juniores (11h15), que terá 135 quilómetros e na qual alinham Daniel Viegas e João Almeida (Bairrada) e Pedro Teixeira (Trofa).