Nascido há 32 anos, na aldeia de Lamelas, Licá é o maior exemplo de sucesso do futebol proveniente de Castro Daire.
Corpo do artigo
Atual avançado do Farense, Licá já representou Académica, Trofense, Estoril, FC Porto, Vitória de Guimarães e Belenenses, tendo ainda passado por Inglaterra e Espanha.
Nascido há 32 anos, na aldeia de Lamelas, Licá é o maior exemplo de sucesso do futebol proveniente de Castro Daire.
"O Licá é a grande bandeira do concelho, uma referência e uma fonte de inspiração para todos os jovens de Castro Daire que sonhem ter uma carreira profissional", afirma Pedro Pontes sobre o futebolista que se iniciou n"O Castro e ainda passou pelo já extinto Social Lamas.
À espera de um campeão
Escola BTT Casa do Benfica: projeto, com formação e masters, tem menos de uma década
Com a passagem do Grande Prémio O JOGO/Leilosoc, a Escola de BTT da Casa do Benfica de Castro Daire vai aproveitar para divulgar o projeto e a modalidade junto dos mais novos, colocando alguns obstáculos para as crianças se divertirem, numa animação paralela.
O momento é encarado com ânimo, porque "ver os atletas ao vivo é sempre bom", e "ainda há algum receio da parte dos pais para autorizar os miúdos para as atividades", devido à pandemia, segundo relata o presidente da escola, Ricardo Rodrigues. "Os anos de 2020 e 2021 têm sido complicadíssimos, mas queremos voltar a ter a miudagem connosco", afirma o responsável, que lançou a escola em 2013, por influência dos filhos, conseguindo depois o apoio do município.
Tido como "um parceiro extraordinário e uma das mais valias do desporto do concelho que tem feito um percurso em crescendo", nas palavras do vereador, o clube divide-se entre a componente da formação e a equipa de masters, presença assídua nas maratonas de BTT. Quanto aos mais novos, a escola forma atletas dos seis aos 14 anos - também já teve cadetes e juniores -, que, ao longo do ano, vão a encontros regionais e inter-regionais. O ponto alto é Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo, organizado pela federação e este ano previsto para 2 e 3 de outubro, em Almeirim.
Destacando que "Castro Daire tem condições fantásticas para a prática desta vertente do ciclismo", Ricardo Rodrigues conta que o futuro passa por "manter os masters e a formação". "Quem sabe não sai dali um campeão, um dia destes...", solta.