Castanheira de Pera recebe GP O JOGO/Leilosoc: ponto alto de uma agenda cheia
Castanheira de Pera estreia-se no Grande Prémio O JOGO/Leilosoc, num ano em que quer concretizar 70 eventos culturais e desportivos. Município que fica no limite de Leiria e é o mais pequeno do distrito oferece uma etapa curta, mas exigente no que toca à montanha, tendo uma subida de primeira categoria.
Corpo do artigo
A seguir a Castelo Branco, Guarda e Coimbra, o 13.º Grande Prémio O JOGO/Leilosoc chega a mais um distrito no penúltimo dia. Em estreia na prova, Castanheira de Pera, localizada no limite de Leiria e conhecida por ter a Praia das Rocas, acolhe a quarta etapa, no próximo sábado, com partida e meta na Avenida 25 de abril (138,5 km). Para o presidente da Câmara, António Henriques, a intenção foi “aproveitar a visibilidade e projeção mediática proporcionadas por iniciativas desta escala” e “afirmar o município como um destino dinâmico”.
Apesar de ser o concelho mais pequeno do distrito (2700 habitantes), Castanheira de Pera, de tradição têxtil, tem uma agenda cheia de eventos culturais, gastronómicos e desportivos, desejando perfazer 70 este ano. Nas últimas semanas, a terra-natal do professor e médico Bissaya Barreto já realizou a Semana da Atividade Física, uma etapa da iniciativa “Doze Meses, Doze Caminhadas”, a 12.ª edição do Rali de Inverno do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria e estreou o tiro com arco.
O GP O JOGO é um momento alto da estratégia – segue-se a Volta a Portugal do Futuro, em maio –, pondo a tirada de dia 26 os ciclistas à prova, com rampas que chegam aos 8%. Num trajeto feito em boa parte da Nacional 2 e com passagem simbólica em frente aos Bombeiros de Pedrógão Grande (meta volante), há duas montanhas para enfrentar, a última de primeira categoria, em Braçal. Mas como esta contagem se localiza a 46,8 km da meta, o provável será uma chegada em pelotão.