Edição deste ano só terá provas de 200 e 500 metros e limiano diz ter sido excluído da convocatória, que ainda não está finalizada
Corpo do artigo
Fernando Pimenta, limiano do Benfica que obteve todas as quatro medalhas da canoagem de Portugal nas duas primeiras edições dos Jogos Europeus, deverá ficar de fora da terceira edição, que decorrerá entre 21 de junho e 2 de julho, na Polónia.
O limiano revelou, ao receber o seu prémio na gala do CNID, que decorreu em Viana do Castelo, ter sido "desconvocado por mensagem", deixando a possibilidade de se tratar de "um erro técnico".
A verdade é que a convocatória da equipa de velocidade da canoagem, que terá cinco mulheres e nove homens, ainda não está finalizada, devendo ser publicada entre as próximas quinta e sexta-feira.
A O JOGO, Ricardo Machado, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e diretor-técnico nacional, confessou que a escolha "não é simples", escusando-se a falar em nomes de atletas, incluindo Pimenta.
O problema reside nas provas escolhidas para o programa dos Jogos Europeus, todas de 200 e 500 metros. As corridas de 1000 e 5000 metros, que valeram medalhas de prata a Pimenta nas duas edições anteriores, foram retiradas do programa.
O programa coloca outra dificuldade à FPC, ao ter as provas de K2 500 e K4 500 metros nos mesmos dias (eliminatórias a 21 de junho, finais a 22), impedindo que um mesmo atleta alinhe nos dois barcos e podendo obrigar a Seleção Nacional a chamar o representante do K1 500 a uma das provas coletivas.
Os Jogos Europeus terão ainda uma prova mista, mas não será o K2 500 em que Pimenta e Teresa Portela ganharam o ouro na Taça do Mundo deste domingo, em Poznan. A escolha foi para o K2 200 metros, distância em que Kevin Santos e Francisca Laia são opções mais óbvias.
16440580