Previsto para decorrer de 30 de novembro a 8 de dezembro, o Campeonato do Mundo de pentatlo moderno foi cancelado devido à pandemia de covid-19
Corpo do artigo
O Campeonato do Mundo de pentatlo moderno de 2020, previsto para decorrer de 30 de novembro a 8 de dezembro, no México, foi cancelado, devido à pandemia de covid-19, anunciou esta segunda-feira a federação internacional da modalidade (UIPM).
O Mundial de Cancun seria a primeira competição organizada pela UIPM a decorrer desde o início da pandemia de covid-19, que provocou a suspensão de todas as provas desde março.
O campeonato da modalidade olímpica que integra as disciplinas de hipismo, esgrima, natação, tiro e corrida, foi entregue ao México em fevereiro, depois de ter ficado esclarecido que as restrições impostas pela China no combate à covid-19 impediriam que este acontecesse em Xiamen, conforme planeado.
"Anunciamos esta decisão com o coração pesado. Seremos eternamente gratos à nossa comunidade dedicada ao pentatlo moderno e aos seus parceiros no México por entrarem como anfitriões do Mundial de 2020", disse o presidente da UIPM, Klaus Schormann.
O presidente da UIPM destacou o "esforço supremo" dos mexicanos na preparação do Mundial, sob rígidas medidas sanitárias para garantir a segurança dos atletas, mas "as muitas dificuldades e preocupações" levaram à decisão do seu cancelamento.
"O mundo inteiro continua a lutar contra a covid-19 e o desporto não é exceção. Mas devemos permanecer fortes, esperançosos e focados em que isso acabará passando. As nossas atividades voltarão quando chegar a hora certa", adiantou Klaus Schormann.
A próxima competição UIPM será o Mundial'2021 de juniores, no Egito, agendado para fevereiro e março, seguido pelo regresso da qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio'2020, remarcados para o verão de 2021.