Canadá surpreende Estados Unidos e estreia-se numa final do futebol feminino

A festa das jogadoras canadianas
AFP
Triunfo por 1-0 nas meias-finais.
O Canadá apurou-se pela primeira vez para a final de um torneio olímpico de futebol feminino, ao surpreender por 1-0 o campeão mundial e recordista de ouros, Estados Unidos, nas meias-finais dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020.
Jessie Fleming marcou o único golo do duelo norte-americano, aos 74 minutos, na sequência de uma grande penalidade cometida por Tierna Davidson sobre Deanne Rose, e colocou as canadianas na decisão da competição.
Após duas edições seguidas em que se ficou pelas meias-finais, arrecadando o bronze em Londres'2012 e Rio'2016, o Canadá cumpriu o ditado "à terceira é de vez" e vai lutar pelo ouro olímpico no Japão.
Os Estados Unidos, recordistas de medalhas de ouro (1996, 2004, 2008 e 2012), vencedores do Mundial2019 e uma das principais potências no futebol feminina, voltam a falhar a decisão de uns Jogos, à semelhança do que tinha acontecido no Rio2016, em que "caíram" nos "quartos".
Esta é, de resto, a primeira vez que as norte-americanas falham a conquista do "ouro" em duas edições seguidas, desde que o torneio de futebol feminino foi incluído nos Jogos Olímpicos, em 1996.
Ainda esta segunda-feira, Austrália e Suécia disputam a outra meia-final, em Yokohama, a partir das 12:00 (hora de Lisboa).
A final do torneio olímpico de futebol feminino joga-se na sexta-feira, no Estádio Olímpico, em Tóquio, enquanto o jogo de atribuição da medalha de bronze está agendado para quinta-feira, em Kashima.
