
.
Ivo Pereira / Global Imagens
Benfica defende o título frente a Sporting e Fonte do Bastardo, vice-campeão e detentor da Supertaça, respetivamente.
O campeonato nacional de voleibol arranca este sábado e promete uma verdadeira luta a três. Sporting, finalista vencido na época passada, e Fonte do Bastardo, que recentemente ergueu, pela primeira vez, a Supertaça, juntam-se ao tricampeão Benfica no lote de favoritos à conquista do título. Para tentar travar o domínio encarnado, os rivais surgem com equipas fortes e renovadas, tendo recrutado alguns talentos no estrangeiro.
Tricampeões apostam na continuidade, o que não acontece nos rivais. Os leões arrancam com nove novos rostos no plantel, o mesmo que os insulares, que se apresentam com um novo líder, Nuno Abrantes.
Os leões, que iniciam a caminhada com a receção ao Vitória de Guimarães (18h30), reforçaram, sobretudo, a zona 4, com as entradas do campeão argentino Brian Melgarejo, do internacional mexicano Josué López e dos brasileiros Pedro Cardoso e Roberval Silva, este último para colmatar a ausência prolongada de Tiago Pereira, devido a lesão.
A Fonte do Bastardo, que já surpreendeu esta época, ao derrotar o Benfica, por 3-1, na Supertaça, e que se desloca hoje (18h00) ao Minho para defrontar o VC Viana, juntou à experiência do capitão Caíque Silva, ou do líbero Dennis Del Valle, oito novos rostos internacionais - cinco brasileiros, um argentino, um uruguaio e um norte-americano - e Diogo Pacheco, proveniente da formação do clube. Mas não foi só o plantel a sofrer alterações. Nuno Abrantes, aos 41 anos, foi anunciado pelo emblema da Ilha Terceira como treinador da próxima temporada, sucedendo assim a João Coelho, de saída após quatro épocas de grande nível.
Como "em equipa que ganha não mexe", e com um duelo europeu já disputado e a fase de grupos da Liga dos Campeões cada vez mais perto, o Benfica prepara-se para arrancar o campeonato com uma equipa muito idêntica à da época passada. A despedida ao central Zelão, após 13 anos de águia ao peito, fez os encarnados chamarem o único reforço, Thales Falcão, também ele brasileiro, para ocupar a posição. A Nave Ilídio Ramos será o palco do primeiro duelo dos tricampeões nesta primeira fase, diante do Leixões (20h30).
15234484
Quem também manteve o elenco, sem qualquer mexida, foi o Esmoriz, que apadrinhará o regresso da Ala Nun"Álvares ao principal escalão nacional, recebendo o emblema de Gondomar em sua casa (17h00). Tendo conseguido, na temporada passada, um acesso histórico à meia-final do campeonato, o desejo de repetir ou até melhorar o 4.º lugar é claro. Para isso, deverá ter em conta clubes como a Académica de Espinho, o Sporting de Espinho e o Leixões, históricos rivais.
Emoção e talento estão garantidos para as 13 jornadas que se seguem, de onde sairão dois grupos, um com os oito primeiros e outro com as seis restantes equipas, para a segunda fase da prova.
15234729
