Os Jogos Paralímpicos terão início a 24 de agosto de 2021
Corpo do artigo
A organização dos Jogos de Tóquio'2020 informou esta segunda-feira que o calendário da competição paralímpica será praticamente idêntico ao que estava programado, antes da decisão de adiar o evento para 2021, devido à covid-19.
"Ter um programa fixo, é uma grande ajuda para os atletas", justificou Hidemasa Nakamura, responsável da organização, acrescentando que Tóquio prossegue o trabalho no sentido de realizar uma competição "segura".
Os Jogos Paralímpicos terão início a 24 de agosto de 2021 com a cerimónia de abertura no Estádio Olímpico de Tóquio, e fecham com a celebração de encerramento no mesmo local, a 5 de setembro do próximo ano.
O evento decorrerá, como é tradição, após os Jogos Olímpicos, cuja realização será entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021.
"Foi acordado tal como estava planeado para 2021", disse a organização em relação aos Jogos Paralímpicos, acrescentando que as pequenas alterações foram apenas feitas em "ajustes de horários" em algumas competições.
12491040
Os Paralímpicos terão 539 eventos desportivos, em 22 categorias, e a primeira medalha em discussão será a do ciclismo de pista feminino na categoria de C1-3 de 3.000 metros, a disputar em 25 de agosto, e as últimas as das maratonas masculina e feminina.
Os bilhetes adquiridos para os Jogos Paralímpicos antes da pandemia da covid-19 continuam válidos para o evento no próximo ano, embora os compradores possam pedir reembolso do dinheiro, caso não possam estar presentes em 2021.
Em março, o Comité Olímpico Internacional anunciou o adiamento, pela primeira vez na história, dos Jogos Olímpicos (previstos entre 24 de julho e 9 de agosto) e Paralímpicos (entre 25 de agosto e 6 de setembro), que deveriam decorrer em Tóquio, devido à pandemia do novo coronavírus.