Cabo-verdiano Gracelino Barbosa campeão nos Mundiais de atletismo para deficiência intelectual
O atleta residente em Portugal já se havia destacado em maio de 2017 ao conquistar três medalhas de ouro nos Mundiais de atletismo para portadores de deficiência intelectual.
Corpo do artigo
O atleta cabo-verdiano Gracelino Barbosa sagrou-se este sábado campeão nos 60 metros barreiras, nos Mundiais de atletismo de pista coberta da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual (INAS), que estão a decorrer em Val de Reuil, França.
O atleta paralímpico cabo-verdiano fez a prova em 8,88 segundos, relegando para segundo lugar o espanhol Franci Carrera Perez (9,03 s) e para terceiro o francês Daniel Royer (10,01 s).
O cabo-verdiano já não teve a mesma sorte nos 60 metros livres, onde ficou em segundo lugar, atrás do espanhol Rodriguez Dionibel.
O atleta, natural do Tarrafal de Santiago e residente em Portugal, destacou-se em maio do ano passado, ao conquistar três medalhas de ouro (400 m barreiras, 100 m livres e 110 m barreiras) nos campeonatos do mundo de atletismo para portadores de deficiência intelectual, realizados em Banguecoque, na Tailândia.
Em agosto de 2016, o atleta conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, a primeira na história do país, na categoria T-20 (deficiente intelectual) e foi homenageado pelo Governo cabo-verdiano.