A fundista portuguesa melhorou uma posição no pódio dos 5000 metros devido à desclassificação da bielorrussa Lyudmila Kovalenko, por doping.
Corpo do artigo
Sara Moreira (Sporting) subiu de terceira para segunda classificada no campeonato da Europa de Helsínquia, em 2012, porque Lyudmila Liakhovich Kovalenko foi denunciada pelo passaporte biológico. Há seis anos, Sara perdeu a prata por apenas dois centésimos e a prova foi ganha pela russa Olga Golovkina, que também caiu nas malhas do doping e foi suspensa por dois anos, apesar de não se ter comprovado que tivesse influenciado os resultados de 2012.
Kovalenko era de nacionalidade ucraniana na altura e viu agora anulados todos os resultados entre junho de 2012 e abril de 2016. Não é a primeira vez que a portuguesa sobe ao segundo lugar nas mesmas circunstâncias. Há oito anos, Sara subiu para segunda também nos 5000 metros do Europeu de Barcelona e Jéssica Augusto, que tinha sido quarta, subiu para o terceiro lugar. Sara Moreira tornou-se ainda campeã europeia da meia-maratona, em 2016.
A Lyudmila Kovalenko junta-se Anna Chicherova (Rússia), campeã olímpica no salto em altura nos Jogos de Londres"2012 e que perdeu a bronze dos Jogos Olímpicos de Pequim"2008 e a prata do Mundial de Berlim"2009.