Equipa francesa saiu do pesadelo de início de época de uma só vez e fez duplo pódio no Brasil. Max Verstappen, ao recuperar de 17.º a primeiro, na sua melhor corrida de sempre, roubou quase todos os holofotes, mas a maior festa em São Paulo foi da equipa que ressuscitou após muita mudança.
Corpo do artigo
Herdeira da Renault, a carreira da Alpine na Fórmula 1 não tem sido fácil. Esteban Ocon festejou um triunfo logo no ano de estreia, 2021, mas desde então só havia mais quatro pódios, a casa mãe decidiu deixar de fazer motores a partir de 2026, há um ano fez-se um reforço de capital de 200 milhões de euros com a entrada de um fundo e os diretores mudam ao ritmo de treinadores de futebol em zona de despromoção. Esta época começou com o carro francês demasiado pesado e no fundo do pelotão, mas no Brasil o pesadelo passou a sonho: Ocon foi segundo e Pierry Gasly o terceiro (depois de Max Verstappen passar ambos).
“Ocon é incrível no molhado, Gasly fez bem o seu trabalho, mas também tivemos sorte”, admitiu Flavio Briatore, chamado em junho para conselheiro. Se o italiano de 74 anos, campeão com a Benetton e Schumacher, é famoso, Oliver Oakes é um surpreendente “Team Principal” aos 36 anos, mas os resultados têm melhorado. “Este ano é para limpar a casa, mas temos evoluído o carro, é um bom trabalho dos engenheiros”, disse o italiano à Sky Italia, revelando que a estrutura tinha 1150 pessoas à sua chegada. “Agora são 850”, completa.
São Paulo, além da alegria do inédito duplo pódio para os franceses - festejado por mensagens entre os investidores famosos, como os atores Ryan Reynolds e Rob McElhenny, o jogador do Liverpool Trent Alexander-Arnold, as estrelas da NFL Patrick Mahomes e Travis Kelce, o golfista Rory McIlroy e o pugilista Anthony Joshua -, vai valer dinheiro. A Alpine era penúltima, ultrapassou Haas, RB e Williams e subiu à sexta posição, que há um ano rendeu 87,3 milhões de euros nos prémios de final de época , contra os 63,4 milhões do nono posto. Este ano irá ser mais. “Serão mais 29,2 milhões, isso foi a primeira coisa que perguntei”, revelou Briatore .