Minhotos garantiram matematicamente o primeiro lugar da fase regular da Proliga, alcançando o topo pela primeira vez no historial.
Corpo do artigo
O Braga assegurou este sábado a promoção à Liga Betclic de basquetebol pela primeira vez no historial, ao carimbar matematicamente o primeiro lugar de promoção da Proliga.
Na penúltima jornada da fase regular, os minhotos superaram o Vasco da Gama, concorrente direto na luta pela subida, por 80-78, festejando, desde já, a vaga. O segundo emblema a ser promovido ao escalão máximo será o campeão da segunda divisão ou finalista, caso os bracarenses conquistem o título.
Com secção de basquetebol desde 2005/06, o Braga, treinado pelo jovem Pedro Grenha, atinge o topo de forma inédita, graças aos preciosos contributos de Simão Verde (24 pontos e seis assistências) e Jesse Bingham II (20 pontos e cinco ressaltos).
"É o culminar de cinco anos de trabalho. Quando pegámos na equipa no CN1, tínhamos este sonho de um dia chegar à liga profissional — e conseguimos. Quero apenas relembrar que a competição ainda não acabou, ainda há um título para disputar, e esse é o nosso segundo grande objetivo da época. Neste momento, é para celebrar, mas, a partir de amanhã, é preparar o próximo jogo, porque este não é o último jogo da época”, disse Grenha.