Triplo do jogador americano decisivo para a vitória do FC Porto frente ao Benfica.
Corpo do artigo
Um triplo de Brad Tinsley em cima do apito final deu a vitória ao FC Porto sobre o Benfica (97-94), numa partida a contar para a 2.ª fase do grupo A da Liga Portuguesa de basquetebol. Com esta vitória, os portistas encurtam para dois pontos a distancia para o líder Benfica, cimentando assim o segundo lugar nesta fase da prova.
Perante o seu público, o FC Porto entrou melhor na partida fruto da competência e eficácia na hora de lançar ao cesto. Nos minutos iniciais, foi o base norte-americano Brad Tinsley a assumir a responsabilidade de marcar pontos, num período em que contou com uma eficácia de 100 por cento nos oito pontos convertidos.
Sem eficácia, o Benfica não acertava da linha de três pontos e aproveitava para explorar a sua superioridade no jogo interior, bem como o ressalto ofensivo, que proporcionava constantes pontos nas segundas bolas.
Para o segundo período, Moncho López lançou na partida o reforço Troy DeVries e o americano cumpriu na perfeição o propósito da sua contratação. Ponto atrás de ponto, triplo atrás de triplo, DeVries ajudou a colocar o resultado em 41-33.
A segunda parte arrancou tal e qual como havia terminado a primeira: o FC Porto mais forte e a disparar para a maior diferença na partida (57-40), atestados por José Silva.
Carlos Lisboa foi obrigado a mexer taticamente na sua equipa e, ao aproveitar a rotação de banco imposta por Moncho Lopez, lançou uma defesa zona que começou a dificultar a ação portista.
Em sintonia, aparecia na partida o jogador norte-americano Daequan Cook, que levou literalmente a sua equipa às costas (44 pontos convertidos) e, a quatro minutos do apito final, colocou a sua equipa a dois escassos pontos do FC Porto (76-74).
Os 'dragões' sentiram o 'abanão', mas José Silva, com dois 'triplos' consecutivos, pareceu descansar o Dragão Caixa, só que, quando tudo parecia resolvido, Cook e os seus companheiros foram à luta e, fruto de uma falta cometida por José Silva, num 'triplo' convertido pelo americano do Benfica, os 'encarnados' empataram, a quatro segundos do fim.
O que se seguiu, o vídeo árbitro pela segunda vez utilizado neste campeonato, confirmou. Brad Tinsley pega na bola e em cima do segundo final converteu um triplo que deixou o Dragão Caixa, com o presidente Pinto da Costa e José Peseiro lado a lado, em apoteose a vibrar com a vitória do FC Porto.
Jogo no Dragão Caixa, no Porto,
FC Porto - Benfica, 97-94.
Ao intervalo: 41-33.
Sob arbitragem de Fernando Rocha e Paulo Marques, as equipas alinharam:
- FC Porto: Pedro Bastos (5), Brad Tinsley (20), José Silva (16), Miguel Queiroz (3) e Nick Wasburn (4). Jogaram ainda Albert Fontet (10), André Bessa (3), Troy DeVries (30), Arnette Halman (3) e Ferran Ventura (3).
Treinador: Moncho Lopez.
- Benfica: Mario Fernandes (11), Daequan Cook (44), Carlos Andrade (5), João Soares (4) e Ivica Radic (5). Jogaram ainda Tomás Barreiro, Jeremiah Wilson (15), Nuno Oliveira e Marko Loncovic (10).
Treinador: Carlos Lisboa.
Marcha do marcador: 24-16 (10 minutos), 41-33 (intervalo), 65-55 (30) e 97-94 (resultado final).