Prova do calendário oficial, no domingo, será aproveitada na rodagem de um filme de Hollywood produzido por Lewis Hamilton. Os treinos arrancaram na sexta-feira e a competição será um verdadeiro filme: cenas com o ator norte-americano, que será piloto, estão a ser rodadas nos intervalos para aproveitar ao máximo o ambiente.
Corpo do artigo
Já quase nos 60 anos (tem 59), Brad Pitt está aí para as curvas e vai protagonizar um filme de Hollywood ambientado ao mundo da Fórmula 1 que tem, entre os produtores, o campeão Lewis Hamilton. Considerando a idade de Pitt, pouco habitual num circuito que este ano tem o espanhol Fernando Alonso (42 anos) como mais velho, o argumento está escrito à volta de um antigo piloto (Pitt, pois claro, batizado de Sonny Hayes no ecrã) que regressa à competição após 30 anos de afastamento. Não se sabe muito mais da história, mas, a menos que Hollywood tenha mudado, é provável que ganhe tudo e suba ao pódio, mesmo que tenha, como é costume, umas aflições pelo meio. Ou seja, nem de propósito, uns "pit stops" acidentados antes da glória. Adiante, para evitar spoilers.
Interessa agora para o caso que, por via destas filmagens, o Grande Prémio de Silverstone, que se disputa amanhã, mas cujos treinos já começaram ontem, sofreu alterações na preparação. Às dez equipas oficiais do campeonato de F1 juntou-se uma 11.ª, a ficcional APX, de Brad Pitt, que até tem garagem montada em Silverstone. O ator norte-americano, e também o britânico Damson Idris (31 anos), que será outro dos pilotos a fingir, estão a filmar nos intervalos dos treinos e vão fazê-lo também no dia da competição para aproveitar ao máximo o ambiente real como cenário. Os dois vão usar carros de Fórmula 2 que, em filme, vão parecer bólides de F1. Enfim, milagres.
Segundo conta o "The Guardian", Pitt teve aulas de condução em França, usando um carro de Fórmula 4, basicamente uma bicicleta com duas rodinhas de suporte para aprender o básico, e com dicas de Lewis Hamilton para emprestar credibilidade nos movimentos de corpo, por exemplo. O ambiente das bancadas será também aproveitado na montagem final.