O ciclista britânico Tom Pidcock, bicampeão olímpico de cross-country, vai participar no Campeonato da Europa de BTT, no concelho minhoto de Melgaço, entre quarta-feira e domingo, divulgou esta terça-feira a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), em comunicado
Corpo do artigo
Medalha de ouro em Tóquio2020 e Paris2024, o corredor de 25 anos foi ainda campeão do mundo da disciplina em 2022 e campeão europeu em 2023, além de ter vencido a mais recente etapa da Taça do Mundo, decorrida em 13 de julho, na pista de Pal Arinsal, em Andorra.
Ainda reconhecido no ciclismo de estrada, com vitórias na Strade Bianche, em Itália, em 2023, na Amstel Gold Race, nos Países Baixos, em 2024, e na etapa que terminou no mítico Alpe d’Huez na Volta a França de 2022, Tom Pidcock é o nome mais sonante de um ‘leque’ com 19 ciclistas do top 30 mundial da disciplina.
Agendada para domingo, a corrida masculina de elite vai reunir ainda o italiano Simone Avondetto, o dinamarquês Simon Andreassen e o alemão Julian Schelb, corredores que formaram, por esta ordem, o pódio do Europeu de 2024, na Roménia, e com o suíço Nino Schurter, corredor de 38 anos com 10 títulos de campeão mundial e três medalhas olímpicas, entre as quais o ouro no Rio2016.
A corrida feminina de elite também se realiza no domingo, contando com a sueca Jenny Rissveds, campeã olímpica no Rio de Janeiro, em 2016, e bronze em Paris2024, e com a suíça Jolanda Neff, medalha de ouro em Tóquio2020, num grupo que inclui 10 ciclistas entre as 30 primeiras do ranking mundial.
A pista de cerca de 3,5 quilómetros vai ainda receber as suíças Linda Indergand, medalha de bronze em Tóquio2020, e Nicole Koller, segunda classificada no ranking da Taça do Mundo, a italiana Martina Berta, medalha de bronze no Campeonato do Mundo de 2024, e a britânica Evie Richards, quinta classificada em Paris2024.
Além das provas de elite de cross-country, a pista do Centro de Estágios de Melgaço vai acolher provas da disciplina em juniores e sub-23, corridas de cross-country em pista curta nos escalões de juniores, sub-23 e elites e ainda a estafeta mista (XCR), com seleções de seis atletas.
A representação portuguesa conta 19 ciclistas, seis nas provas de elite: Ana Santos, Raquel Queirós, Bruno Nunes, João Rocha, Ricardo Marinheiro e Roberto Ferreira.
Beatriz Guerra, João Cruz, João Fonseca e Rafael Sousa são os corredores lusos no escalão sub-23, enquanto Daniel Franco, Daniel Silva, Hugo Ramalho, João Vigário, Tomás Pais, Vasco Silva, Xavier Gaspar, Margarida Vasconcelos e Maria Coimbra competem nos juniores.
Citado pelo comunicado, o selecionador nacional de ciclismo de montanha (BTT), Pedro Vigário, realça que os objetivos para o evento são os de “dar experiência competitiva internacional a um nível alto aos mais jovens e tentar melhorar as classificações anteriores dos corredores mais experientes”.