Situação inusitada na equipa espanhola onde alinha o português José Costa.
Corpo do artigo
A Liga Europeia, competição sucessora da Taça EHF e na qual o Sporting está apurado para a fase de grupos, sofreu a primeira baixa, decidindo o organismo que tutela o andebol europeu eliminar uma equipa devido às regras durante a pandemia e não devido à existência de casos!
O Benidorm de Espanha, que participava na segunda ronda de qualificação contra o Fivers da Áustria - venceu a primeira mão por 34-31 -, foi excluído da competição, depois de ter comunicado a impossibilidade de viajar para Viena para o encontro da segunda mão.
Com dois casos, que vieram a provar-se, por duas vezes, serem falsos positivos, a formação onde alinha o português José Costa está obrigada a cumprir uma quarentena de 10 dias pelas autoridades de saúde espanholas, que recusaram uma terceira ronda de testes que pudesse viabilizar a deslocação.
12797556
Sem que o Benidorm pudesse ir à Áustria e não havendo outra data dentro do período dedicado aos apuramentos, a EHF optou pela exclusão dos espanhóis, apurando os austríacos para a fase de grupos, que é sorteada esta quinta-feira.
"A EHF sente muito por esta situação pois não há ponto de interesse na nossa modalidade haver decisões sem jogos", concluiu, explicando uma decisão inédita: é a primeira vez que uma equipa é eliminada por ser sujeita a restrições pelas autoridades sanitárias.
Um caso semelhante pode vir a verificar-se na Liga dos Campeões, pois o Elverum, do grupo do FC Porto, terá de cumprir quarentena, ditada pelas regras norueguesas, caso se desloque aos países da maioria dos adversários. A EHF já adiou o seu jogo com o Vardar e ainda não tomou uma decisão.