O Benfica colocou-se heste sábado a uma vitória de conquistar o campeonato nacional de futsal, ao vencer fora o Sporting por 3-1, no terceiro jogo da final dos 'play-offs', disputado em Odivelas.
Corpo do artigo
Bruno Coelho, aos seis minutos, Rafael Henmi, aos nove, e Alessandro Patias, aos 38, apontaram os tentos dos 'encarnados', que podem sagrar-se campeões se voltarem a vencer domingo em Odivelas, enquanto Pedro Cary marcou para os bicampeões nacionais em título, aos sete.
A grande novidade do encontro deu-se na baliza do Benfica, já que, fruto das expulsões no jogo anterior de Juanjo e Bebé, que foram castigados com um jogo, o jovem Cristiano Marques, de 18 anos, foi o titular.
Do lado do Sporting, o presidente Bruno de Carvalho foi recebido com uma tarja onde se podia ler 'Notáveis em Alvalade nunca mais irão entrar. É esta a nossa vontade. Presidente, seguimos juntos', num claro sinal de apoio e união.
Quanto ao jogo, e depois do desaire averbado na Luz no segundo jogo da final, o Benfica optou por entrar com o bloco mais alto e a aproveitar a velocidade de Rafael Henmi.
Bruno Coelho colocou o Benfica, vencedor da fase regular, na frente do marcador logo aos seis minutos, após assistência de Alan Brandi, num rápido contra-ataque.
Na resposta, Pedro Cary restabeleceu a igualdade, numa jogada onde ficou patente a falta de experiência de Cristiano, que se fez demasiado tarde ao lance e não fechou o ângulo. Um erro 'corrigido' na segunda parte, quando 'roubou' dois golos aos 'leões' (Caio Japa e Marcelinho).
Num início frenético, Rafael Henmi, aos nove minutos, voltou a colocar o Benfica na frente (2-1), resultado com que o encontro chegou ao intervalo, isto perante um Sporting a desperdiçar várias oportunidades, nomeadamente por Alex.
Numa segunda parte claramente menos emotiva do que a primeira, o Benfica manteve a toada atacante, mas esta não teve efeitos práticos porque o guarda-redes André Sousa esteve em grande plano.
As duas equipas deram uma lição tática de futsal, naquela que é a melhor final do campeonato nacional de futsal dos últimos anos, tendo até o Sporting apostado no '5x4', nos últimos cinco minutos, para tentar inverter os rumos dos acontecimentos.
O Benfica conseguiu, porém, defender a sua baliza e, em contra-ataque, Alessandro Patias deu a melhor sequência a um lançamento de Cristiano e selou o 3-1 final.
Jogo no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores: 0-1, Bruno Coelho (6 m); 1-1, Pedro Cary (7m); 1-2, Rafael Henmi (9m);
1-3, Alessandro Patias, (38m).
Sob a arbitragem de Eduardo Coelho (Aveiro) e Miguel Casquilho (Lisboa), as equipas alinharam:
SPORTING: André Sousa, Pedro Cary, Diogo Castro, João Matos e Caio Japa. Jogaram ainda Miguel Ângelo, Alex, Djô, Marcelinho e Fábio Lima.
Treinador: Nuno Dias.
BENFICA: Cristiano, Ghaguinha, Alessandro Patias, Rafael Henmi e Gonçalo Alves. Jogaram ainda Ré, Bruno Coelho, Jefferson, Alan Brandi, Mancuso e Xande.
Treinador: Joel Rocha.
Ação disciplinar: cartão amarelo para João Matos (28) e Chaguinha (37).
Assistência: Cerca de 3.000 espetadores.