Andebolista faz 20 anos em março, joga no Águas Santas e é o melhor marcador do Campeonato Placard. Estava em final de contrato, mas já renovou com os bicampeões.
Corpo do artigo
É um dos jovens jogadores portugueses mais cobiçados, mas o FC Porto já garantiu a continuidade de André Sousa, central de 19 anos - fará 20 no dia 3 de março - que estava em final de contrato e representa, por empréstimo, o Águas Santas. Na temporada anterior, na mesma condição, esteve no Avanca.
Benfica e Sporting, rivais dos azuis e brancos, estavam atentos à situação do atleta, tendo até corrido o boato de que André Sousa já se teria comprometido com os encarnados. Tal não é verdade e, sabe O JOGO, o central vai continuar a representar os dragões e terá lugar garantido no plantel de Magnus Andersson em 2022/23.
Sousa, de 1,86 metros, é um jogador evoluído tecnicamente, bom organizador e com apurado sentido de baliza. A prová-lo está o facto de ser o melhor marcador do Campeonato Placard, com 82 golos em 14 jogos (média de 5,9 por encontro) - exatamente os mesmo números de Daniel Vieira, lateral-direito do Avanca, que tem 21 anos e esteve no Campeonato da Europa, embora nunca tenha sido utilizado -, mas tendo um total na época de 99 em 18 partidas, pois tem duas na Liga Europeia (sete golos), uma na Taça de Portugal (três) e outra na Supertaça (sete).
Ciente da qualidade de André Sousa, a estrutura diretiva do andebol do FC Porto tratou de conversar com o jogador, tendo já assinado a renovação do contrato, faltando saber por quantas épocas.
Tem três jogos pela Seleção A
André Sousa começou a jogar, com nove anos, no Sporting de Espinho, clube em que permaneceu cinco temporadas, antes de fazer uma no Colégio dos Carvalhos (2016/17) e, a seguir, mudar-se para o FC Porto. A meio da época de 2019/20 foi emprestado ao FC Gaia, depois foi para Avanca e está atualmente no Águas Santas. Com um total de 40 internacionalizações, já soma três pela Seleção A (três golos), tendo feito a estreia com a camisola das Quinas a 10 de dezembro de 2017, no Torneio Avilés, frente a Espanha. Portugal venceu por 33-27 e André Sousa apontou nove golos.