Águias com entrada direta na fase de grupos, dragões enfrentam torneio de qualificação.
Corpo do artigo
A Liga dos Campeões da FIBA vai esta quarta-feira a sorteio (11h00), em Lausana (Suíça), com a presença de Benfica na fase de grupos e FC Porto na qualificação.
Fruto do bom posicionamento de Portugal no ranking da prova (11.º), os encarnados estão no pote 2, evitando rivais difíceis como Hapoel Holon (Israel), Igokea (Bósnia-Herzegovina), Tofas Bursa (Turquia) ou VEF Riga (Letónia). Nymburk (Chéquia), Oostende (Bélgica) e Promitheas (Grécia) também estão fora da rota dos comandados de Norberto Alves.
No entanto, as águias estão destinadas a cruzar com um tubarão do pote 1, a escolher entre AEK Atenas (Grécia), Alba Berlim (Alemanha), Gran Canaria (Espanha), Galatasaray (Turquia), Joventut Badalona (Espanha), Tenerife (Espanha), Rytas Vilnius (Lituânia) e Unicaja Málaga (Espanha).
Inserido na principal prova do organismo internacional pela primeira vez desde 2018/19, o FC Porto consta no pote 4 dos torneios de apuramento 2 e 3, que se jogam entre 23 e 28 de setembro, com jogos a eliminar (quartos de final, meias-finais e final).
Os dragões têm a companhia de Pelister (Macedónia), Start Lublin (Polónia) e Derby (Montenegro), começando por cruzar-se, pelas regras do sorteio, com rivais do pote 1, entre Falco Szombathely (Hungria), Pallacanestro Reggiana (Itália), PAOK (Grécia) e Murcia (Espanha), o que supõe um arranque exigente.
Existe ainda outro torneio, designado “Caminho dos Campeões”, e os vencedores dos três juntam-se às 29 equipas já garantidas na fase regular.